Zona sul de SP lidera o número de notificações de agressão a mulheres
top of page
Buscar

Zona sul de SP lidera o número de notificações de agressão a mulheres

Vanessa Molina, gerente e porta-voz da Associação Fala Mulher, também considera que os casos podem ser maiores do que os mostrados na pesquisa.

Por Priscila Gomes


Pesquisa da Rede Nossa São Paulo mostra que Jardim São Luís teve mais de 100 casos no ano de 2017; o número de denúncias aumentou 58 vezes em relação a 2016. A cada 10 mil mulheres de 20 a 59 anos que moram no distrito de Jardim São Luís, na zona sul, 100 delas denunciaram ter sido vítimas de agressão ao longo de 2017. A região lidera o número de casos na cidade de São Paulo, segundo dados recentes do Mapa da Desigualdade, divulgado em novembro de 2018 pela Rede Nossa São Paulo. Logo atrás segue o Itaim Paulista, no extremo leste, com 68,69 notificações.


“Há informação chegando para as mulheres sobre o que é a violência doméstica, suas cinco modalidades, a criminalização dos fatos e possibilidades de apoio e ajuda profissional para superar a violência sofrida e resgatar sua vida”

Vanessa Molina, gerente e porta-voz da Associação Fala Mulher, também considera que os casos podem ser maiores do que os mostrados na pesquisa. “O número de denúncias é muito inferior à realidade em que as mulheres estão submetidas. Apesar de muitos avanços como a lei Maria da Penha e a lei do Feminicídio, ainda há lacunas a serem cobertas”, diz. De acordo com a gerente, muitas são as razões que fazem com que a mulher evite a denúncia: medo, vergonha, dependência financeira, falta de credibilidade no sistema judiciário, bem como a falta de apoio familiar, apoio social e de políticas públicas. Por outro lado, com a lei Maria da Penha e através dos movimentos feministas, a questão da violência contra a mulher tem tido mais evidência em discussões, reflexões e, principalmente, informação, o que leva ao aumento no número de denúncias.


Leia a matéria completa em:

109 visualizações0 comentário
bottom of page