Empodere-se
Neste espaço, é possível compreender as complexidades de um relacionamento abusivo e descobrir as ferramentas disponíveis para romper o ciclo de violência doméstica
"O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
Cora Coralina
Violência Doméstica e Familiar
Em 2024, foram registrados 1.492 feminicídios, um aumento de 0,7% em relação ao ano anterior. Entre as vítimas:
-
63,6% eram mulheres negras
-
70,5% tinham entre 18 e 44 anos
-
64,3% foram mortas dentro da própria casa
-
Em 97% dos casos, os crimes foram cometidos por homens
-
8 em cada 10 mulheres foram assassinadas pelo companheiro ou ex-companheiro
Além disso, os registros de outras formas de violência também cresceram:
-
Violência psicológica: aumento de 6,3% (51.866 casos)
-
Stalking (perseguição): aumento de 18,2% (95.026 casos)
Esses números reforçam a importância de iniciativas como o SOS Fala Mulher, que oferece acolhimento, orientação e suporte especializado de forma acessível e segura para mulheres em situação de risco.
Para fortalecer a prevenção e a informação, a Associação Fala Mulher desenvolveu uma cartilha especial sobre violência contra a mulher. Ela traz informações práticas sobre os tipos de violência, os direitos garantidos em lei e os caminhos para buscar ajuda.
Clique no botão abaixo e faça o download gratuito da nossa cartilha.
Conheça as cinco formas de violência doméstica previstas na Lei Maria da Penha
FÍSICA
Tapas, chutes e qualquer outro uso de força física contra a mulher.
PATRIMONIAL
Destruição de documentos, celular, roupas; exploração financeira.
MORAL
Xingamentos e ofensas em ambientes públicos.
SEXUAL
Qualquer ato sexual praticado contra a vontade da mulher, proibição de usar métodos anticoncepcionais, obrigá-la a engravidar ou abortar.
PSICOLÓGICA
Agressões verbais, humilhação, ameaças, constrangimento, isolamento.
JUNTOS, A ASSOCIAÇÃO FALA MULHER E O
INSTITUTO MARY KAY FIZERAM O MATERIAL ABAIXO
Nele você pode verificar alguns sinais de alerta para os relacionamentos abusivos e realizar um teste disponível na versão em PDF. Baixe aqui!

COMO PROCURAR AJUDA
DISQUE 180
O Disque 180 é uma Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, um serviço público, gratuito e confidencial, disponível 24 horas por dia, todos os dias, aceitando denúncias anônimas. A Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) também proporciona atendimento em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ampliar o acesso aos canais de denúncia. Essa opção está disponível no Disque 100 e Ligue 180, acessível pelo portal da ONDH e no aplicativo Direitos Humanos Brasil.
DISQUE 100
O Disque 100 - Disque Direitos Humanos é um serviço público do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, para receber denúncias de violações de Direitos Humanos, especialmente em relação a grupos vulneráveis. Ele também compartilha informações e orientações sobre ações, programas, direitos e serviços de proteção, atendimento e responsabilização disponíveis em níveis federal, estadual, municipal e do Distrito Federal.
DELEGACIA DA MULHER
Embora todas as delegacias estejam à disposição para atender a todos os públicos, existem delegacias especializadas no apoio a mulheres vítimas de violência. No Brasil, há um total de 492 delegacias especializadas no atendimento à mulher. Se não houver uma delegacia especializada em seu município, é possível buscar auxílio na delegacia de referência da cidade.
POLÍCIA MILITAR
Quando você se sentir ameaçada e em perigo, ou presenciar alguma mulher sofrendo uma agressão, ligue para a Polícia Militar - 190.
PLATAFORMA SOS MULHER
A plataforma online criada pelo Governo do Estado de São Paulo reúne informações cruciais para auxiliá-la a encontrar o suporte necessário. Acesse aqui!
SOS Fala Mulher está Aqui para Você! - Encontre Apoio e Orientação:
Lembre-se de que não está sozinha - converse com alguém que possa ajudar. Explore o Canal SOS Fala Mulher, clicando no canto inferior do nosso site: Oferecemos um atendimento humanizado com orientações e apoio às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, tanto no Brasil quanto fora do país.